Trata-se de um conjunto de ações, planejamentos e estratégias a serem desenvolvidos em um negócio, o qual onde será utilizado vários recursos dentre eles, o capital inicial investido, a estrutura como o espaço, máquinas, equipamentos, tecnologias. Também deve-se considerar o grupo de trabalhadores, seus fornecedores, investidores, parceiros e clientes.
Uma empresa antes do seu nascimentos de seu CNPJ, sempre é importante passar por um plano de negócio que ajudará no passo a passo e nos critérios a serem desenvolvidos, assim sendo, dentro de um parâmetro planejado e organizado , as dificuldades de erros e falhas iniciais possam ser evitadas logo no início de sua abertura.
A Gestão Empresarial é uma ação que precisa ser organizada e aplicada em toda a empresa, para que seus processos sejam sistematizados sendo o resultado vantajoso e equilibrado para o sucesso de suas atividades de rotina.
Dentro de alguns processos citaremos abaixo alguns departamentos ou setores que se fazem necessários para o perfeito funcionamento e adequação das atividades do dia a dia de uma empresa:
1- Financeiro: Imprescindível , pois trata e controla a entrada e saída dos recursos de caixa e seus equivalentes, fornecendo ao empresário um controle de valores para que se possa estudar possíveis investimentos e melhorias na organização.
2- Recursos Humanos: Considerado um dos principais pilares, neste departamento é tratado a equipe, a capacitação, programas de valorização dos colaboradores, construção de um ambiente de trabalho organizado, equilibrado e com harmonia entre as pessoas.
3- Vendas: Sua importância também e de extrema, pois é através deste departamento que a empresa terá controle de seus clientes e produtos e poderá ajudar no aumento e fidelização do cliente, assim como o controle de suas atividades no mercado melhorando a entrada de receitas identificando através de uma sistemática a saída e entrada do produto ou serviço.
4- Marketing: Este departamento tem como responsabilidade ajudar na propagação e na imagem de seu produto ou serviço prestado, ele quem será responsável por criar as estratégias da estrutura da imagem no mercado da empresa e também mostrar ao cliente final a necessidade da utilização de seu produto ou serviço. Este monitora as ações da concorrência, fazendo e criando um diferencial de mercado.
5- Jurídico/Paralegal : este por sua vez deverá ter o conhecimento de todas as leis que possam interferir no processo das atividades da empresa, a fim de proteger e amparar em sua rotina, esta área poderá oferecer apoio, consultoria e esclarecimentos sobre o que poderá ou não diante da legalidade, assim como trazer segurança legal através de suas documentações e contratos que poderão amparar os direitos e deveres de uma organização.
Os setores acima citados são alguns modelos de áreas que uma empresa precisará organizar, podendo existir outros tantos departamentos a partir de um plano de negócios de sua empresa e de acordo com as necessidades.
Segundo estudos e indicadores, grande parte da falência das empresas esta atrelado a falta de planejamento e dificilmente por uma única razão, na maioria das vezes esta condicionada por um conjunto de fatores ligados a falta de administração. Afirmamos que uma boa gestão empresarial sempre poderá identificar com antecedência as dificuldades que poderão ocorrer, e assim, evitar efeitos colaterais que irão somando pouco a pouco e que podem ser tratados , sendo alguns deles :
perda de clientes
diminuição das vendas
desconhecimento do público alvo
falta de estudo de sua concorrência
falta de conhecimento de normas e éticas profissionais
conhecimento no que faz
falhas de controle financeiro
colaboradores despreparados
tributação qualificada da empresa
necessidade do mercado atual
Gostaria de entender um pouco mais sobre Administração Empresarial? Entre em contato conosco e será um prazer poder ajudar!